12 de fevereiro de 2013

A bruxa de Leonberg








Na pequena cidade de Leonberg, na Suécia, só no inverno de 1615 foram queimadas 8 bruxas. 
Na cidade vizinha Weil cuja população não ultrapassava 200 famílias entre 1615 e 1629 foram queimadas 18 bruxas.

Uma velha por nome Katharine, um tanto linguaruda e estranha vivia em Leonberg, foi acusada pela mulher do vidraceiro de ter feito adoecer uma vizinha com uma poção mágica.
Também foi acusada de lançar mau-olhado nos filhos de um alfaiate, que acabaram morrendo. De ter negociado com um coveiro a compra de um crânio, pois daria a um de seus filhos um astrólogo adepto da magia negra.

Uma menina de 12 anos que levava tijolos para cozer no forno ao se encontrar ao longo de um caminho com a velha sentiu no braço uma dor terrível que lhe paralisou o braço e os dedos durante alguns dias. Não é por mero acaso que a lumbago e o torcicolo na Alemanha até hoje ainda são chamados de Hexenscuss, Na Dinamarca de Hekseskud e na Itália de Colpo dela strega (golpe da Bruxa).

Aquela velha tinha na época 73 anos de idade, foi acusada de feitiçaria, foi mantida acorrentada durante vários meses, foi intimada a desculpar-se de 49 acusações de crimes, foi submetida á territio, isto é, a um interrogatório com ameaça de tortura diante do algoz a ouvir seguidamente uma descrição detalhada dos muitos instrumentos a serem usados pelo mesmo. Após ficar detida na prisão por mais de uma não, foi finalmente absolvida em 4 de outubro de 1621, 6 anos depois das primeiras acusações. 

Não lhe foi possível voltar a viver em Leonberg porque seria linchada pela população (Caspar, 1962: 249-65).

Aquela velha tinha um filho famoso, que se chamava Johannes Kepler, o qual se empenhara desesperadamente na defesa da própria mãe, além de escrever uma centena de páginas para salva-la da fogueira, escreveu também as páginas do seu tratado Harmonices Mundi em que está contida aquela que, nos manuais foi chamada a terceira lei de Kepler.


O nascimento da ciência moderna na Europa, Paolo Rossi. (Rossi, Paolo: 1997 10-12).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...