6 de fevereiro de 2013

6% das Anãs Vermelhas tem planetas do tamanho da Terra na sua zona habitável

Olá !

Hoje eu li um artigo interessante no AstroPT e vou repassa-lo na integra pois achei muito interessante a forma como foi apresentado.


"Hoje, numa conferência de imprensa, os astrônomos Courtney Dressing e David Charbonneau, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, e John Johnson, do California Institute of Technology, anunciaram que uma análise dos dados obtidos com o telescópio Kepler permite concluir que cerca de 6% das anãs vermelhas, o tipo de estrela mais abundante no Universo, têm planetas de tamanho semelhante ao da Terra na respectiva zona habitável. Estatisticamente, isto implica que o mais próximo destes planetas poderá estar dentro de um raio de apenas 13 anos-luz do Sistema Solar!

Dressing, a autora principal do estudo, examinou as propriedades das 158 mil estrelas observadas pelo telescópio Kepler com o intuito de identificar todas anãs vermelhas. Em seguida calculou os seus parâmetros físicos, nomeadamente a temperatura e o tamanho, e verificou que os valores previamente existentes pecavam por excesso, ou seja, estas estrelas são na realidade mais frias e pequenas do que se pensava. Em seguida Dressing analisou as curvas de luz das anãs vermelhas para identificar 95 trânsitos atribuíveis a planetas. Este número implicava desde logo, com base em argumentos estatísticos, que pelo menos 60% das anãs vermelhas tinham planetas do tamanho de Neptuno ou mais pequenos. Destes 95 candidatos, 3 em particular têm tamanhos semelhantes ao da Terra e estão situados na zona habitável das respectivas estrelas hospedeiras. Mais uma vez utilizando argumentos estatísticos, Dressing e co-autores determinaram que a detecção destes 3 exemplos implica que cerca de 6% das anãs vermelhas têm um planeta de dimensão semelhante à Terra nas respectivas zonas habitáveis.

Os três candidatos referidos pelos autores são designados pelos seus identificadores KOI (Kepler Object of Interest): KOI 1422.02 tem cerca de 90% do tamanho da Terra e um período orbital de 20 dias; KOI 2626.01 tem 1.4 vezes o tamanho da Terra e um período orbital de 38 dias, e; KOI 854.01 tem 1.7 vezes o tamanho da Terra e um período orbital de 56 dias. As respectivas estrelas hospedeiras, situadas entre os 300 e os 600 anos-luz, têm temperaturas entre 3400 e 3500 Kelvin, correspondentes ao lado quente do tipo espectral M (M1V/M2V)."

Representação artística de uma Anã Vermelha com planetas

O que achei interessante foi como o procedimento foi feito, lógica e análise com um pouco de estatística hehe, mas tudo feito seguindo de fato a ciência e seus processos.

Ou como os antigos faziam a sua maneira e aprendiam tanto: Observando ;)

Até mais !


Fonte : AstroPT


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...