7 de novembro de 2012

Um ingresso de cinema por ano = exploração espacial

Olá !

Achei este vídeo interessante que fala sobre uma agência espacial que muitos pouco comentam, mas que tem um papel importantíssimo no quesito evolução tecnológica e construção do saber cientifico.

Estou falando da ESA - The European Space Agency (Agência Espacial Européia) que quase nunca é mencionada e que provavelmente possui um programa espacial tao grande, talvez maior que a NASA que é sempre tida como se fosse a unica explorar nosso sistema e mais além.

Não consegui achar um vídeo traduzido ou com legendas, mas ele fala um pouco sobre a agencia, seus feitos e conquistas no campo da pesquisa espacial, na questão da cooperação entre os países da Europa que fazem parte da agencia e que toda essa qualidade que possuem hoje, todos os benefícios tecnológicos que já estão em prática no nosso dia sai ao custo de um ingresso de cinema por ano de cada habitante europeu.

Seria um fator logístico ?
Ou poderíamos dizer que é um continente antigo e que possuem tradição ?
Será que é por se tratar de vários países e por isso as contribuições vindas de todos os favorece ?

Bom, eu não sou a favor dessas alternativas acima, logística existe nos quatro continentes, se fosse por tempo e tradição os EUA não teriam um programa espacial bom que chega a fazer com que outras agências fiquem como "desconhecidas" ou que apenas com vários países juntos trazem favorecimento em pesquisa.

A minha opinião seria que a vontade do saber é maior, ou o conhecimento de que tecnologias inovadoras sempre são a longo prazo e que se investe pra ter retorno em um tempo bem a frente do atual.
Isso junta com a grande vontade de saber como e porquê, de onde e para onde mas com efeito real, não só filosofar e sim agir.

Temos aqui muita coisa assim, pesquisas de alto nível que nós mesmos não sabemos pois aqui não se divulga mas lá fora sim.
Então não estou aqui pra falar mal da nossa pátria, pelo contrário, muita coisa é realizada, pesquisada e divulgada, mas não aqui.

Ao meu ver nosso problema são as mídias ou incentivo a nova geração, porque hoje escola virou obrigação tanto para aluno como para professor. E jornais e afins mostram a realidade da sociedade hoje, coisa que nem precisaria passar na tv pra se saber quando o assunto mais falado é criminalidade já que está presente por todo lado.

Pode ser a questão de uma coisa puxar a outra, e se fosse isso ciência traria mais ciência caso tivesse mais divulgação.

É apenas uma opinião :)

Mas espero que gostem do vídeo e de alguma forma traga inspiração !



Até mais !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...