8 de novembro de 2012

Astrofísico encontra o sistema solar onde orbitava Krypton



Sejamos honestos, todo mundo conhece o Super Homem (seja dos filmes ou das HQs da DC Comics). O Super Homem foi enviado à Terra um pouco antes de seu planeta natal, explodir, o planeta Krypton orbitava uma estrela vermelha, e com a sua mudança para a Terra e a luz da nossa estrela amarela (o sol) é o que deu ao Super Homem seus super poderes.

 Algum planeta do nosso vasto universo poderia ser Krypton? Com bilhões e bilhões por aí, a resposta só pode ser sim. E agora o famoso astrônomo Neil de Grasse Tyson conseguiu encontrá-lo.



Se você leu Neil Grasse Tyson ou pela foto lembrou do meme "uiuiui", você está certo é ele mesmo!

Lembra?


 Só mais um pra mostrar a sua cara de susto! hsuahsuahushaushuahsuahsua! ;)
Voltando ao Planeta Kripton...

Usando o método científico, Tyson procurou por uma estrela vermelha que poderia ter hospedado a casa do herói. Estrelas vermelhas podem escalar de anãs quase sem luz para supergigantes poderosas. Mas, como o astrônomo Phil Plait explica, o tempo de vida de uma supergigante vermelha provavelmente seria muito curto para a avançada civilização kryptoniana emergir.
Já as gigantes vermelhas conhecidas estão muito longe da Terra para se encaixar com a história do Super Homem.
Isso significa que Krypton tem que orbitar uma anã vermelha, que pode ser uma estrela mais velha e mais próxima da Terra.
Juntando cor, tamanho e distância, Tyson escolheu a anã vermelha LHS 2520, que é menor e mais fria do que o nosso sol e fica a cerca de 27 anos-luz de distância na constelação de Corvus, como a provável estrela que abrigava Krypton.

E a “descoberta” vai virar até história "real"na próxima “Action Comics Superman” # 14,, o Super Homem vai visitar o Planetário Hayden, em Nova Iorque (EUA), para observar o seu sistema estelar natal com a ajuda de Tyson (veja abaixo).



“Como um nativo de Metropolis, eu estou muito feliz em ajudar o Superman, que fez tanto pela nossa cidade em todos esses anos”, brincou o cientista que cravou para sempre seu nome na cultura pop.

“Essa é uma grande marca na mitologia do Super Homem, uma vez que demos a ele um lugar no universo. Nossa equipe o procurou [Tyson] para nos ajudar em uma revista que estávamos fazendo e ele apresentou a localização. Ao aplicar ciência do mundo real nessa aventura, mudamos para sempre o lugar do Super Homem na história. "Agora os fãs podem olhar para o céu à noite e ver de onde ele veio”, explicou o editor da revista, Dan DiDio.
Embora LHS 2520 não seja visível a olho nu da Terra, se você tiver um telescópio e quiser observá-la, é só seguir as coordenadas:
Ascensão reta: 12 horas, 10 minutos, 5,77 segundos
Declinação: -15 graus, 4 minutos, 17,9 segundos
Movimento próprio: 0,76 arco segundos por ano, com 172,94 graus a partir do norte


Fonte: Skynerd e Hypescience



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...