6 de outubro de 2012

Bactéria é capaz de produzir ouro puro 24 quilates em laboratório.

Li hoje a notícia que estão produzindo ouro em laboratório e a maioria das notícias dão conta de "alquimia moderna", não misturemos alhos com bugalhos. Alquimia não e fabricar ouro, apesar de que muitos alquimistas tinhas esse propósito.
Mas só tílulo de curiosidade alquimia era uma prática antiga que estudava a teoria do flogístico.
Não, alquimia não é a mãe da química, mas ela combinava elementos da Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião.

E só pra explodir sua cabeça um alquímico famoso: Isaac Newton!

Voltando ao ouro... A notícia.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, descobriu que a Cupriavidus metallidurans - uma espécie de bactéria típica de água doce e que tem chamado a atenção de cientistas devido à sua capacidade de decompor metais pesados - pode crescer em concentrações maciças de cloreto de ouro. Segundo a equipe responsável pela pesquisa, a bactéria fica pelo menos 25 vezes mais forte do que era antes se colocada nesse ambiente com a substância concentrada.
 Eles também combinaram sua pesquisa com uma instalação artística que utiliza uma mistura de arte, biotecnologia e alquimia para transformar ouro líquido em ouro 24 quilates. A obra possui um laboratório portátil, um biorreator de vidro e as bactérias, que produzem ouro na frente de uma plateia.

Kazem Kashefi e Adam Brown, responsáveis pelo projeto, alimentaram as bactérias com uma quantidade sem precedentes de cloreto de ouro, e dentro de uma semana as bactérias transformaram as toxinas em uma pepita de ouro.

"Esta é a neo-alquimia. Cada peça, cada detalhe do projeto, é um cruzamento entre microbiologia moderna e alquimia", disse Brown. "A ciência tenta explicar o mundo fenomenológico. Como artista, eu estou tentando criar um fenômeno. A arte tem a capacidade de empurrar as investigações científicas".
Mas por que não produzir ouro em larga escala utilizando essas bactérias? Simplesmente porque seria extremamente caro reproduzir o processo em uma escala maior, então, ao invés disso, Brown disse que o trabalho deve ser usado para "levantar questões sobre o impacto ambiental, a economia e a ganância".
.....


Comentando:
Mais uma curiosidade, porque o ouro é 24 quilates?
No ouro diferente de gemas preciosas o quilate é uma medida de pureza do metal, e não de massa.
É a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24.
Isso significa que o ouro 24quilates tem 100% de pureza, o ouro 18 quilates 75% e assim por diante. :)




Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/ciencia/Bacteria-e-capaz-de-produzir-ouro-puro-24K-em-laboratorio/#ixzz28WV000uD
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...