30 de setembro de 2012

História em imagem - A primeira foto no espaço e o primeiro homem no espaço

  A primeira foto feita no espaço. (1946)

Em 24 de outubro de 1946, não muito tempo após o fim da Segunda Guerra Mundial e anos antes do satélite Sputnik abriu-se a era espacial, um grupo de soldados e cientistas no deserto do Novo México viu algo novo, as primeiras fotos da Terra vista a partir do espaço.

Em preto-e-branco e granulada a foto foi tirada de uma altitude de 96 Km por uma câmera de 35 milímetros em um míssil V-2, lançado a partir da
base"White Sands Missile Range". Tirando um quadro novo a cada segundo e meio, a câmara do foguete-borne subiu para cima, depois caiu de volta à Terra em poucos minutos, batendo no chão a 500 metros por segundo. A câmera em si foi esmagada, mas o filme, protegido em um cassete de aço, saiu ileso.

 Yuri Gagarin, primeiro homem no espaço. (1961)


 Yuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço numa órbit em torno da terra de 40 mil quilómetros feita em 108 minutos.Apesar do pouco tempo, os cientistas quiseram que ele levasse comoda para saber se era capaz de a utilizar na imponderabilidade do espaço.  Como ainda não se conheciam bem os efeitos da falta de gravidade sobre o ser humano, o voo de Gagarin foi totalmente controlado a partir da Terra. Antes de subir a bordo fez um discurso salientando o «belo momento»  de partir para o espaço.




Fonte:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...