30 de setembro de 2012

Dentro dos ônibus espaciais - Inside of space shuttle




O Ônibus Espacial é um veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador e nave para suas missões tripuladas, constituído por três partes: o veículo reutilizável, um tanque externo e dois foguetes propulsores de combustível sólido. O ônibus Espacial é operado por motores traseiros e 44 mini-jatos de controle de órbita. A decolagem é feita na vertical, auxiliada pelos foguetes e pousa como avião (em uma pista convencional).

Uma curiosidade é que muito se mostra fotos extrenas das shuttles e pouco de seu interior, que tal matar essa curiosidade?

Clique nas fotos que elas crescem! ;)

 Atlantis:

Foi o quarto veículo deste tipo a ser construído pela NASA. Recebeu o nome de Atlantis, em honra do primeiro navio de pesquisa oceanográfica dos EUA, com o mesmo nome.
O primeiro voo do Atlantis, realizou-se a 3 de outubro de 1985, na missão STS-51-J. Desde então lançou várias sondas, e participou da construção da ISS.

 












Discovery:

A Discovery foi a terceira nave construída e demorou quatro anos para ser concluída na sua fábrica de montagem em Palmdale, Califórnia (U.S.A) e em outubro de 1983 ela foi entregue para a NASA através de um voo de carona num avião para decolar rumo ao espaço no Centro Espacial Kennedy no dia 30 de agosto de 1984 na missão STS-41D-seu primeiro voo, que lançou três satélites de comunicação e testou um painel experimental solar. 









Endeavour:

A surpreendente 'nave de reserva', Endeavour, construída com as peças remanescentes e de reserva do programa dos ônibus espaciais americanos, em substituição da então desintegrada nave Challenger (1986) - A Endeavour, operante desde 1992, teve sua última missão, designada STS-134.










Depois de 30 anos do vôo espacial e mais de 130 missões de ciência e tecnologia de ponta, a frota dos ônibus espaciais da NASA está aposentada e estará em exibição em instituições e museus de todo o país para inspirar a próxima geração de exploradores e engenheiros.

 Fontes:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...