26 de setembro de 2012

7 teorias para o fim do mundo



1.Resfriamento da Terra


Essa teoria é pouco conhecida, mas amplamente estudada no meio científico. Dr. Michio Kaku, conhecido como o físico do impossível (analogia ao livro) e professor da Universidade de Nova York, Kaku acredita que o universo está se expandido em um ritmo muito mais rápido do que os cientistas imaginavam.

Para ele, “a energia escura puxa o nosso universo”. Isso acontece porque, pela teoria do Big Bang, a explosão que originou o universo e possibilitou o nascimento da vida no planeta Terra nunca cessou, apenas diminuiu de velocidade. Dessa forma é provável que em algum momento a Terra fique tão longe do Sol a ponto de que a luz que recebemos seja insuficiente para que a vida na Terra se sustente. “Ao contrário do que se pensa, vamos morrer em gelo, não em fogo”, conta Dr. Kaku.



Comentando: Não é hoje nem amanhã, é progressivo e gradual, não precisa correr ao wallmart comprar casaco que isso ainda vai demorar.



2.Explosão Solar


A Terra depende do Sol para que exista vida por aqui. Porém, o sol sendo uma estrela está "vivo" e pulsa, em uma de suas explosões a emissão de massa protonada será tão grande que dizimará a vida na terra..
Além disso, como tudo que nasce morre, o Sol também vai chegar ao fim. Astrônomos acreditam que este fenômeno levará 7 bilhões de anos para acontecer. Enquanto isso não ocorre, o Sol poderá inchar e derreter muitas coisas. A estrela poderá até mesmo engolir a Terra. ;)

Aliás, esse é o medo que muitos enfrentam com as explosões solares, que constantemente chegam à Terra em forma de tempestades solares. A atual temporada de tempestades é a mais intensa desde setembro de 2005. Somente em janeiro de 2012 foram detectadas outras duas erupções em um período de quatro dias. O auge desse período deverá ocorrer no segundo semestre de 2013 porque o Sol tem ciclos de atividade de cerca de 11 anos, com períodos mais intensos, segundo informações da Nasa.

Comentando:  Notícias animadoras não? Nos últimos tempos acho que esse é um dos maiores medos da grande massa. Mesmo sem saber do que se trata uma EMC ou o índice Kp as pessoas se sentem ameaçadas pelo Sol. Sério não esquente com isso (não esquente sacou? Bincadeira!) capriche no filtro solar e aproveite o sol enquanto ele está de bom humor. :)


3.Asteroides

Em setembro de 2011, a Nasa anunciou que conseguiu catalogar cerca de 90% dos maiores asteroides cuja órbita pode passar pela Terra. Esse mapeamento feito pelos cientistas sugere que há cerca de mil asteroides próximos a Terra com o tamanho de uma montanha ou maior.
Segundo os cientistas, mapear as órbitas desses asteroides potencialmente perigosos é uma tarefa crucial para a sobrevivência de nossa espécie no planeta. Em Pernambuco, existe o Projeto Impacton, que pretende instalar um observatório astronômico para detectar e monitorar asteroides que representem alguma ameaça para a vida na Terra.

Para alguns pesquisadores, o grande problema é que esses asteroides são estudados apenas até terem sua órbita calculada, quando é afastada a hipótese de uma colisão com o planeta. Porém, alguns desses corpos celestes menores podem mudar de órbita e entrar na rota de colisão com a Terra.


Comentando: 90% te deixa seguro? Não precisa ser cientista pra imaginar que é um número pequeno, dada a magnitude do evento que seria um choque de um asteróide com a Terra. Tem muita gente olhando pro céu, não é só a NASA, a maioria das descobertas de asteróides é feita por astrônomos amadores, o que me chamou a atenção aqui é que saber que ele pode mudar de trajetória quando ninguém mais ta prestando atenção. *__*




4.Vírus



O extermínio da humanidade por um vírus letal que se espalha por vias orais parece cena de filme. Porém, a engenharia genética dispõe de ferramentas próprias para produzir um vírus letal, no caso de a própria natureza não se encarregar disso antes.

Cientistas holandeses e americanos criaram uma mutação no vírus influenza A H5N1, responsável por causar a gripe aviária. Esta é uma possibilidade real e pode acontecer. Com isso, o vírus de tornou ainda mais perigoso. Em 2002, cientistas da Universidade de Nova York também recriaram o vírus da poliomielite, da mesma forma como recriaram o vírus da gripe espanhola, que matou quase 50 milhões de pessoas em 1918.

A diferença é que nesses últimos casos, os estudos foram usados para ajudar os cientistas a entender melhor essas doenças. De qualquer forma, são exemplos sobre como é possível criar doenças altamente poderosas e que podem colocar a humanidade em risco. Trata-se de um risco semelhante ao de uma guerra nuclear, até mesmo porque além destas hipóteses, há também questões políticas.

Comentando: Vias orais? Faz me rir, não é bem por ai que se deram as maiores pandemias virais no mundo. Tô mentindo? Vírus eu devo confessar que tenho certo receio, quem não tem? Eu até pareço uma pessoa legal, mas prendo a respiração se um estranho espirra perto de mim. Desculpa sociedade, mas reza a lenda que todo bom nerd tem que ter um grau de hipocondria, eu não fujo a regra. De um a dez coloca aí onze! ;)



5- Apocalipse Zumbi



Quem ainda não leu sobre casos de pessoas comendo partes de outras sob algúm tipo de influência, seja uma doença ou distúrbio psicótico?
Não devemos excluir nenhuma hipótese.

Comentando: Aqui cabe um á parte, o apalocalipse zumbi seria uma forma de pandemia causada por vírus ou arma biológica de qualquer tipo. Mas não podemos incluir automaticamente no item 4 pois pode ser criado de uma outra forma, como engenharia genética por exemplo.



6.Guerra nuclear


Assim como tudo é finito, os recursos naturais tão explorados na Terra - como a água e o petróleo - vão acabar. Conforme esse dia se aproxima, os países traçam novos acordos políticos, ao mesmo tempo em que criam inimizades, da mesma maneira como acontece antes de qualquer guerra começar.

As armas nucleares produzidas atualmente têm uma potência pelo menos cinco vezes maior do que a de Hiroshima, a primeira cidade do mundo arrasada por uma bomba atômica. Ela foi lançada pelos EUA durante a segunda guerra mundial e o resultado do desastre foi um balanço de mais de 250 mil pessoas atingidas, entre feridos e mortos.

Estimativas garantem que há 20 mil ogivas nucleares espalhadas pelo mundo. A maioria é controlada pelos Estados Unidos e Rússia. Apesar de as agências de espionagem americanas acreditarem que os iranianos pararam com seus esforços em construir uma bomba nuclear em 2003, caso o país anuncie a produção, existe a chance de começar uma corrida nuclear no Oriente Médio. Portanto, o início de uma guerra nuclear que ponha a vida na Terra em risco é mais fácil do que parece.

 Comentando: Sério, na minha infância a guerra nuclear era um fantasma presente em todo lugar! Todo mundo tinha medo disso, os filmes só falavam disso, os telejornais contando ogivas no horário nobre. Era um cagaço inacreditável! Quem viveu essa época acha esse papinho de calendário maia coisa de amador!


7.Invasão alienígena. 

 

Sem meias palavras, alienígenas existem, sinto dizer mas é uma questão lógica matemática.
Agora imagine, uma determinada espécie com grau infinitamente superior de desenvolvimento tecnológico, invade o nosso planeta com milhares de naves. Com o objetivo de exterminar, escravizar ou se alimentar da raça humana. Também existe a teoria de que o extermínio seja apenas parte do precesso de pilhagem.


Comentando: Levando em conta aqui o fato de milhares de relatos ao longo de nossa história, os alienígenas não são nossos amigos. Se fossem já teriam nos deixado em paz e parariam de assustar pessoas em noites escuras, cortar partes de animais e aparecer ao vivo no telejornal.
Ainda levando em conta tantos séculos e séculos de avistamentos eles sabem bem mais sobre nós que nós sobre eles e isso não é nada bom.
Fica inclusive o conselho, em caso de avistamento, nunca tente "investigar" ou caminhe para a luz, não tente fazer contato, procure uma rota segura e fuja!

E aí faltou algum?



Boa sorte! :)

Fontes: Info.abril.com.br
           

 

 

 

Um comentário:

Carlos disse...

Pois é Geek, infelizmente para aumentar essa lista acrescento aqui "nano-robos replicantes"....

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000600031

abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...