3 de novembro de 2017

O Ponto Nemo





Há um lugar no Oceano Pacífico onde dormem naves espaciais e habitam monstros marinhos





Este lugar se chama Ponto Nemo, um ponto de inacessibilidade em nosso planeta, o lugar mais difícil de se chegar em todo o globo, tanto por nós como por qualquer outra forma de vida que aqui existe.





Situado no Oceano Pacífico nas coordenadas 48° 56.6' sul e 123° 23.6' oeste este ponto foi definido matematicamente por um engenheiro chamado Hrvoje Lukatela em 1992.

Possuindo uma circunferência de 16.900 km sem nenhum ponto de terra emersa, este lugar fica equidistante de 3 ilhas inabitáveis, no extremo sul pela Ilha Maher próxima a Antártida, a nordeste pela Ilha Moto Nui, próxima a ilha da Páscoa e a noroeste pelo Atol Ducie.

Os humanos mais próximos deste lugar são os tripulantes da ISS quando passam próximo deste rota há 400 km de altitude.







O nome original era "pólo oceânico de inacessibilidade" mas recebeu o nome de Nemo em homenagem ao anti-herói dos romances de Júlio Verne, Capitão Nemo, nome este que em latim significa ninguém.



Mas antes disso acontecer a ciência e a literatura já utilizavam esta região para seus propósitos, esta região é o destino final de mais de 250 naves e satélites de todas as agências espaciais, que após terminarem suas missões são direcionadas a esta região para seu descanso eterno no fundo do leito do oceano.

E também vivia neste lugar o deus marinho criado por H.P. Lovecraft

CTHULHU



Além do que lá vive nos contos de H.P. Lovecraft realmente não existe muita vida na região, por ser muito isolada de terra firme os ventos não conseguem levar muita matéria orgânica até lá e o local se encontra no giro do Pacífico sul que é uma enorme corrente oceânica rotatória o que faz não existir peixes ou seres aquáticos em geral. Também é um ambiente extremo, com águas na superfície em torno dos 7°C e nas profundezas com magma vindo das placas tectônicas de Nazca e do Pacífico.

O pesadelo de qualquer náufrago, o antidestino.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...