13 de março de 2013

Um ano de cometas

Olá !

Começamos o ano com asteroides, um passou bem próximo, outro caiu (todos os dias milhares de toneladas de rochas caem em nosso lar) e agora começa a época dos cometas!

Vou citar os mais recentes que podem ser vistos daqui do Brasil:

Pan-STARSS


O Cometa Pan-Starrs (c/2011 L4) pode ser visto até o dia 15 de março. Ele está surgindo no final do dia na direção oeste próximo a Lua em sua fase Nova (já é visível o formato de "foice") por volta de 19:30hrs e ele está visível a olho nu !


Lemmon


O cometa Lemmon é um pouco mais difícil de e observar, esse requer a ajuda de um binóculo para apreciação. Ele se encontra próximo a constelação do Oitante que serve como uma referência para se localizar o cometa.
Aqui no Brasil a constelação nasce antes do por do sol, mas não é difícil de ser localizado. Aproximadamente às 21:00hrs o cometa estará a 25 graus de elevação no quadrante sul.
Para localizar o quadrante basta abrir os dois braços em forma de cruz apontando o braço esquerdo para a direção onde o sol se põe. O quadrante Sul estará atrás de você.

Ainda temos mais cometas esse ano, alguns possíveis de ter a magnitude incrível (talvez ser visto à luz do dia), mas vamos aguardar mais um pouco pra falar sobre eles :)


Espero que gostem ! 

Até mais !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...