13 de janeiro de 2013

Percursor químico da vida encontrado na Galaxia ?

Olá ! Estava navegando hoje e me deparei com essa notícia no AstroPT que achei muito interessante.

"Poderão ter sido descobertas evidências da existência da molécula hidroxilamina, composta por átomos de hidrogénio, oxigénio e nitrogênio, a cerca de 1000 anos-luz de distância da Terra, na região de formação estelar L1157-B1.
A descoberta ainda está por confirmar, mas caso se confirme é um importante passo na astrobiologia, já que asteróides poderão passar por estes locais de formação estelar e levar a molécula para planetas que se estejam a formar.
É que este é um percursor químico dos constituintes básicos da vida, poderá ter tido um papel importante na origem da vida na Terra, e potencialmente (palavra importante!) pode ajudar a que a vida esteja distribuída por todo o Universo.
Note-se que estes compostos inorgânicos não são vida. Nem sequer são baseados no carbono.
No entanto, permitem reações químicas para formar os constituintes básicos da vida, como os aminoácidos e os nucleotídeos.
Neste caso, a hidroxilamina poderá estar a reagir com ácido acético (vinagre). Se isso acontecer, então poderão estar a ser produzidos aminoácidos, que podem depois ser levados por asteróides e cometas para os planetas (nas colisões constantes durante a formação de planetas).
Como diz Stefanie Milam, astroquímica da NASA: se esta descoberta se confirmar, esta será a “primeira deteção desta molécula, o que nos dá esperança que o ambiente em que ela foi encontrada tenha uma química pré-biótica”. "
Região de Formação Estelar L1157
Não que seja o único mecanismo ou o mais importante de todos, que possa gerar ou ser um contribuinte para que se crie vida, mas sendo confirmado para nós poderia ser um salto no saber do universo e da vida.
Pela imensidão do universo é lógico se pensar que existe vida em algum lugar, na verdade vários lugares, mas nós humanos ainda não a encontramos em definitivo, prosperando ou evoluindo ou mesmo se criando. Talvez não com a ampla divulgação como muitos gostariam, mas entraria em muitos tópicos pra falar disso agora.
Vendo isso com uma visão científica acredito que seria de grande alegria caso se confirme, os defensores da panspermia principalmente iriam se empenhar nas suas teses.
De toda forma lucramos pois é conhecimento a ser agregado :)
Até mais !


Fonte: AstroPT

2 comentários:

Geek disse...

Veja só! Vários estágios do desenvolvimento da vida, não é mesmo gmors, estão espalhadas pelo universo. Estamos apenas começando a compreender o nosso universo! :)

Elvex disse...

Sim ! um dentre tantos e outros a serem descobertos e bem interpretados :)
Estamos no começo e já tem tanta coisa hehe, imagine quando estivermos na metade ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...