1 de janeiro de 2013

O maior ataque espacial que a terra já sofreu

Olá !

Vou estrear o primeiro post do ano com uma notícia velha porém esquecida ou nem de conhecimento de muitos, se trata do maior ataque espacial já registrado que aconteceu na era dos homens.

Ocorreu no dia 27 de dezembro de 2004 a uma distância de 50 mil anos luz daqui, tendo sua origem na Constelação de Sagitário.

Constelação de Sagitário

Conhecemos tão pouco das grandes forças do universo que pra se ter ideia o ocorrido durou frações de segundo mas dispersou uma energia que se equivale ao que o Sol emitiu em meio milhão de anos.

O ataque surgiu do Magnetar SGR 1806-20 que está do outro lado do centro da nossa galáxia.



Um Magnetar é uma estrela de nêutrons com campos magnéticos que chegam a ser 1000 vezes mais poderosos que estrelas de nêutrons comuns que são chamadas de Pulsares.

Concepção artística de um Magnetar e seus poderosos campos magnéticos

Elas são tão poderosas que seu campo magnético pode ser 1.000.000.000.000.000 superiores ao campo magnético da terra e emitem raios energéticos que arrasam tudo que está no seu caminho por milhares de anos luz de distância. 
O poder é tamanho que quando está para emitir esses raios ocorrem terremotos violentos de valor 23 na escala Richter, que são os causadores da erupções de energia.

O ataque que nosso planeta sofreu destruiu satélites e provocou auroras intensas. E tudo em uma questão de décimos de segundo. E de forma silenciosa digamos assim porque mesmo este não sendo um risco de extinção biológica é um risco muito alto de extinção tecnológica, poderia destruir tudo que descobrimos e construímos que envolve componentes eletrônicos (dos carros de hoje a computadores de ultima geração).

Concepção artística da explosão do Magnetar

Pelo tamanho do Universo e sua imensa quantidade de estrelas isso faz pensar se não poderia ocorrer novamente algo similar, pelo que já li sobre o assunto estamos em uma região "segura" deste tipo de fenômeno algo em torno de 100 anos luz de distancia.

De certo esse foi até agora o mais próximo de uma catástrofe vinda dos céus, mesmo com tantos anuncios de destruição que vemos por aí.

E ainda estamos aqui :)  2013 já chegou e iremos ainda perpetuar por um bom tempo !

Desejo um ótimo ano para todos ! que venham muitas descobertas científicas para nos iluminar nesse caminho incessante da busca do conhecimento e muitas alegrias na vida de todos, sucesso e vitória em todas as metas traçadas para este ano que se inicia ! :D

Até mais !



2 comentários:

Geek disse...

Smos apenas um pontinho nesse imenso universo e muito da nosso história, como planeta não conhecemos! Ótimo post! :)

Elvex disse...

Concordo :)
Somos crianças do universo ainda, mas como toda criança temos a impressão que já sabemos tudo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...