6 de dezembro de 2012

Júpiter: O guardião do sistema solar

Salve....
Sim o Sistema Solar é um lugar arriscado de se viver,lembrando da colisão que extinguiu os dinossauros da Terra a aproximadamente 65 milhões de anos, mas Júpiter com seu tamanho e a enorme atração gravitacional que exerce, chama para ele muito desses objetos cósmicos que poderiam alterar o rumo da vida na terra.
Presenciamos esse poder ao acompanhar o choque do cometa Shoemaker-Levy 9.
Para quem não se lembra postei um vídeo  onde aparece o momento do choque dos fragmentos do cometa.

Mas o que ha de interessante além do espetáculo desse evento???
Acontece que ao se chocar contra a atmosfera de Júpiter os astrônomos com seus equipamentos e telescópios conseguiram analisar a luz liberada no momento do impacto, e dependo da frequência liberada
ela nos da caminho para um determinado elemento ou molécula.
Estudos espectroscópicos revelaram linhas de absorção no espectro de Júpiter devido ao enxofre diatômico (S2) e ao dissulfeto de carbono (CS2). Essa foi a primeira vez que esses compostos foram vistos em Júpiter. Também foram encontrados amônia (NH3) e sulfeto de hidrogênio (H2S). A quantidade de enxofre encontrada é bem maior do que a quantidade que poderia estar no núcleo do cometa, o que significa que o material interno de Júpiter foi revelado. Para a surpresa dos astrônomos, não foi encontrado dióxido de enxofre.
E finalmente segue o documentário onde o próprio descobridor desse cometa Eugene Merle Shoemaker, (28 de Abril de 1928 / 18 de Julho de 1997) explica a descoberta,colisão e os efeitos dela em Júpiter e como geólogo "caçador de crateras" que era exemplifica algumas situações que tivemos aqui na Terra.
Abraços.....
Fonte: Wikipedia.

2 comentários:

Geek disse...

Nossa Carlos muito bom o post! :)

Carlos disse...

valeu geek !!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...