16 de dezembro de 2012

A saga do Ônibus Espacial I



Como disse Carl Sagan, fomos errantes desde o início.

Das cavernas até a conquista do espaço (que ainda não ocorreu, não se iludam), fomos errantes.
O projeto Ônibus Espacial (no original space shuttle) surgiu, no auge da Corrida Espacial, da necessidade ou do desejo do homem de ter um veículo espacial reutilizável. Tanto que em Portugal essas naves são conhecidas pelo pitoresco nome de Vai-e-vem Espacial.
Na América, 5 naves foram construídas: Challenger, Columbia, Discovery, Atlantis e Endeavor.
Do outro lado da Cortina de Ferro a URSS contra-atacou com Buran e Ptichka.
Recentemente aposentados os ônibus espaciais serão lembrados no futuro como um marco importante de nossa jornada até as estrelas, que certamente virá.


1) O ônibus espacial Discovery decola do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida, 24 de fevereiro de 2011. O ônibus espacial Discovery foi lançado em órbita em seu vôo final na quinta-feira para uma missão de 11 dias rumo à Estação Espacial Internacional:

2) Tripulantes do ônibus espacial Discovery (da esquerda para a direita): Nicole Stott, Michael Barratt, Benjamin Drew Jr, Steve Bowen, o piloto Eric Boe e comandante Steven Lindsey antes de embarcar para a plataforma de lançamento em Cabo Canaveral. Flórida, 24 de fevereiro de 2011:


3) Primeiro lançamento do ônibus espacial Discovery em 30 de agosto de 1984.

4) Após 73 segundos do lançamento o ônibus espacial Challenger explode com sete tripulantes no Centro Espacial Kennedy. Flórida, 28 de janeiro de 1986.

5) Tripulação do ônibus espacial Challenger que explodiu em 28 de janeiro de 1986. Da esquerda para direita: Ellison S. Onizuka, Christa McAuliffe, Greg Jarvis, Judy Resnick, Mike Smith, Dick Scobee e Ron McNair. Nasa, 11 de novembro de 1985.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...