31 de outubro de 2012

Sinfonia de Supernovas

Olá ! 


Encontrei um vídeo interessante feito pelo observatório CFH (Canadá-França-Havaí) que fica situado em lugar interessante, no cume do monte Mauna Kea, um vulcão adormecido que fica situado na ilha do Havaí, no Oceano Pacífico a uma altura de 4204 metros. 

                                               Observatório CFH - Ilha do Havaí

Eles fizeram uma varredura em quatro porções do céu de abril de 2003 até agosto de 2006 procurando um tipo específico de supernova que são criadas pela detonação termonuclear de uma ou mais anãs brancas. São explosões de altíssima energia que podem ser vistas a imensas distâncias pelo universo. 

Uma coisa interessante é o tamanho observado, no céu seria estimado em uma área do tamanho de 16 luas cheias ou 1/10000 de toda abóboda celeste. 

Neste minusculo pedaço de céu foi compilado um total de 241 supernovas. Os 4 campos de espaço profundo observados mostram em cores e posições assim como a linha do tempo do progresso das imagens, a animação foi feita a 15 quadros por segundo, tendo um quadro como o dia inteiro, sendo assim 1 segundo do vídeo correspondem a duas semanas em tempo real. 

 Cada supernova captada foi assimilada a uma nota musical, quanto mais distante mais baixa e fraca. 
O tom a ser tocado foi determinado pelo fator strech (esticar) que é uma propriedade de como a supernova ilumina e desvanece com os valores mais altos atribuído a notas mais altas.
E o instrumento a ser usado foi determinado pela galáxia onde ocorreu a supernova, galaxias massivas foi usado um baixo e para galaxias menos massivas um piano.

Então a musica que se cria é composta pelo universo, uma sinfonia de supernovas !

Espero que gostem !

Até mais !



Supernova Sonata from Alex Parker on Vimeo.

3 comentários:

Geek disse...

Que máximo! me fez lembrar a música dos Ainur! Excelente post Gmors! :D

Unknown disse...

Eu quero saber como e o ciclo de uma estrela,e quando a estrela morre oque acontece com ela?

Unknown disse...

??????


Me responda por favo.

'-'


;v



:/



:0



B-)





Ciencia e tudo ,Ciencia e descorbertas Imaginaveis.
...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...