17 de outubro de 2012

Qual a maior estrela que conhecemos ?

Olá !

Em relação ao universo até a maior estrela pode ser considerada um grão de areia, mas qual seria esse grão ?

Até hoje a maior estrela que se tem conhecimento chama-se VY Canis Majoris que fica situada na constelação de Cão Maior a uma distância aproximada de 4.900 anos luz da Terra.

Imagem obtida pelo Telescópio Hubble

Ela está classificada como uma hiper gigante vermelha tendo seu tamanho aproximado em 2000 raios solares (2.782.000.000 km) e se fosse colocada no centro de nosso sistema sua superfície iria até a orbita de Saturno.




Se representássemos a Terra como uma esfera de um centímetro de diâmetro o Sol seria uma esfera de 109 centímetros a uma distância de 117 metros (11.700 centímetros) da Terra. VY CMa teria o diâmetro aproximado de 2,3 km (230.000 centímetros).

Comparação entre o Sol e VY CMa

Realmente é uma estrela magnífica e a mais volumosa encontrada até hoje, mas não é a mais brilhante e mais massiva.

A massa de VY CMa é 20 vezes maior que a massa do Sol, mas ela já possuiu 40 vezes a massa do Sol.
Ela já perdeu metade de sua massa e ao que tudo indica seu fim será em uma incrível Supernova que pode ser agora ou daqui há 3000 mil anos.

Agora a estrela mais brilhante e massiva se chama R136a1 um estrela Wolf-Rayet que fica localizada há 165.000 anos luz de distância de nós, dentro da Nuvem de Magalhães, galáxia satélite da nossa Via Láctea.



Em tamanho se comparado com VY CMa ela é pequena, aproximadamente 15 vezes o tamanho do Sol mas possuí uma massa 150 vezes maior que o Sol e quando nasceu estima-se que possuía 300 vezes mais massa que nossa estrela.

 

A luminosidade destas estrelas são algo fora da nossa realidade, ambas não permitiriam vida na Terra devido a sua intensidade.

Na escala de luminosidade considerando o Sol com valor igual a 1 unidade, VY CMa teria uma luminosidade de 450.000 unidades e R136a1 teria uma luminosidade de 8.700.000 unidades.

Vamos colocar assim: isso mostra que tamanho e poder são coisas distintas no universo, o que significa que podemos ser pequenos, mas nunca insignificantes perante a essa vastidão que é o nosso lar.

Até mais !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...