11 de outubro de 2012

A exploração e a terraformação de Marte.



 
Aqueles que como eu ainda estão surpresos com a evolução e a inversão de todas as previsões com relação ao planeta vermelho terão mais uma grata surpresa. Estamos a um passo de começar a colonizar Marte e também de terraformar Marte. É, de fato, os invasores somos nós, irônico não? A ideia da terraformação do planeta vermelho em um astro habitável até então encontrava-se nos filmes de ficção científica, afinal quem não lembra de "O planeta vermelho" ou do "Total recall", agora é parte dos trabalhos de pesquisa e implementação da NASA.

Saiu na News Scientist que a NASA pretende enviar bactérias e outros microorganismos á Marte, esses microorganismos serão capazes de sobreviver na atmosfera marciana, com sua elevada taxa de dióxido de carbono, se alimentariam de CO2 e ainda seria capaz de gerar açúcares que podem servir de alimento para outras bactérias. Estas, por sua vez, poderão ser utilizadas para gerar óleo, plásticos e até mesmo combustível para os astronautas na colônia.



Outro tipo de material que pode ser gerado por microorganismos é o de construção. Uma equipe liderada por André Burnier (International Genetically Engineered Machines (iGEM)) descobriu um modo de criar cimento e tijolos utilizando apenas bactérias da espécie Sporosarcina pasteurii, capazes de processar a ureia - o principal composto da urina - e transformá-la em amônia.
A ideia é que o lixo produzido pelos astronautas pode ser transformado em alimento para estes micróbios. Eles, por sua vez, criariam um material rochoso na superfície marciana, que poderia vir a se transformar em blocos de tijolo.
A equipe de Burnier acredita que os materiais produzidos pelas bactérias levariam cerca de duas semanas para criar um tijolo doméstico, com a mesma resistência de compressão do concreto que nós conhecemos. Esse tijolo será chamado de BioBrick, ou tijolo biológico.


Comentando: A operação de transformação de Marte em um planeta habitável será o maior e o mais audacioso projeto de “engenharia civil” jamais realizado pela mente humana. Aliás, convém assinalar que a própria atmosfera terrestre, atualmente rica em oxigênio, não o foi no início. A nossa atmosfera foi transformada pela ação de bactérias primitivas nas épocas iniciais da sua história. A proposta dos defensores da terraformação é a de introduzir estes organismos simples capazes de produzir uma biosfera na superfície de Marte ou de outros quaisquer corpos celestes.

 A única coisa que não entendi é pra que o investimento em criar tijolos, mas eles são a NASA e eles tem um plano! Vamos aguardar.

Uma coisa é certa "O futuro já não é mais como era antigamente" como vaticinou Renato Russo.


Fonte: News Scientist

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...