10 de setembro de 2012

Meteoróides, meteoros e meteoritos


Em seu movimento através do espaço, de tempos em tempos caem em nosso planeta um grande número de pequenos corpos celestes conhecidos como meteoróides. O fenômeno provocado por estes corpos quando atravessam a atmosfera da Terra é chamado meteoro, ou popularmente "estrela cadente". Os restos sólidos de um meteoróide caiu sobre a Terra são chamados meteoritos.

A maioria dos meteoróides são pequenos fragmentos de cometas, e viajam no espaço em grupos chamados enxames. Alguns desses enxames interceptam a órbita da Terra em algum ponto, produzindo o que é conhecido como chuva de meteoros, quando a Terra eles encontra. O corpo do Sistema Solar que produz os meteoróides e dá origem ao enxame é chamado progenitor.
Devido a um efeito de perspectiva, quando um enxame de meteoros atinge a atmosfera parecem vir do mesmo ponto na esfera celeste, chamado radiante. As diferentes chuvas de meteoros recebem nomes associados à constelação onde se situa o radiante, ou qualquer estrela brilhante ao lado dele. Por exemplo, as eta Aquarídeas recebem esse nome porque seu radiante é próximo a estrela eta Aquarii, pertencente à constelação de Aquário.

Hoje, há um renascimento o interesse no estudo dos enxames de meteoróides, reativado tanto na teoria e na observação. Astrônomos profissionais e amadores estão a montagem de redes de observação vídeo (usando sensores tipo CCD) para determinar a órbita dos meteoróides (quando o mesmo meteoro é observado a partir de duas ou mais estações). Além disso, estão sendo desenvolvidos os primeiros modelos teóricos detalhados desses enxames, melhorando a confiabilidade das estimacões de atividade das chuvas. Como resultado, nós podemos realizar previsões como as indicadas no calendário de chuvas.
 
Leia mais sobre os calendários de chuvas de meteoros.

Calendário de chuvas de meteoros

Enquanto as estrelas cadentes podem ser vistas em qualquer época do ano (há meteoros esporádicos que não estão relacionados à uma chuva especifica), este calendário nos ajuda a escolher o momento propício para a observação de chuvas de meteoros. Se temos pouca experiência, é preferível concentrar-nos exclusivamente nas chuvas principais, que são aquelas que têm uma Taxa Horária Zenital (THZ) alta (digamos, acima de 50). Se você tem um navegador de Internet de última geração, o calendário selecionará automaticamente as chuvas apropriadas para sua localização.

Abrir o calendário para o ano desejado: [2010] [2011] [2012].
Os calendários se encontram no site Astronomia.org

Deve-se dar atenção às informações prestadas sobre a visibilidade dos radiantes de sua localização: embora em raros casos limite é possível observar um meteoro quando o radiante é moderadamente abaixo do horizonte astronômico, essencialmente uma chuva não é observável se o radiante está abaixo do horizonte e, consequentemente, não é visível da sua posição geográfica.

Previsões são baseadas em dados de:
As duas primeiras organizações são as principais fontes de dados para o calendário, enquanto que os telegramas da IAU são úteis para as novidades de última hora, no caso de qualquer atividade para além das expectativas.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...